segunda-feira, 12 de março de 2018

Hoje o eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Daniel Luís, Chefe de Bar, no Restaurante Can the Can, no Terreiro do Paço, em Lisboa.


Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina hoje “viajamos” até Lisboa ao encontro de Daniel Luís, Chefe de Bar, no Restaurante Can the Can, no Terreiro do Paço, com a finalidade de continuar a dar realce aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais, contribuem para dignificar a profissão de Barman / Bartender.


Photo by Cátia Barbosa

Daniel Luís, formado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde frequentou o Curso de Restaurante / Bar, é um amante e estudioso do mundo do bar, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, para tal tem vindo a frequentar várias formações, tais como, barista, na Escola Delta Cafés, mixologia moderna, na Bartending Project, working flair, controlo e gestão de bar, na Cocktail Team, Fórmula 5, no 5 Lounge.


O Daniel está sempre atento ás novas tendências e vertentes do bar, procura com a participação nos mais variados workshops, nas palestras e mastersclasses a sua evolução pessoal e profissional, bem como o conhecimento sobre as bebidas e novas técnicas, com o objectivo de proporcionar a satisfação dos clientes com qualidade, criatividade e inovação.


Daniel Luís, distingue-se pela sua simpatia, pelo seu entusiasmo e humildade, de fácil trato é um prazer partilhar uma boa conversa e bons momentos.

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Daniel Luís, Chefe de Bar, no Restaurante Can the Can, no Terreiro do Paço, em Lisboa.


Daniel Luís muito obrigado pelo facto de facultar esta entrevista, ao Cocktails & Mistura Fina, por partilhares momentos da tua vida pessoal e profissional. Parabéns pelo teu percurso e votos de sucesso.


Daniel Luís qual o teu local de trabalho?

Trabalho no Restaurante Can the Can, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Desde Quando?

Desde outubro de 2014.

Que função que desempenhas?

Estou a chefiar o bar do restaurante. Sou responsável pelo serviço de bar, formação para a equipa, encomendas, elaboração de cocktails para o menu.


Daniel Luís qual a tua formação a nível de bar?

Estudei na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde fiz o curso de restaurante bar. Depois disso tenho vindo a fazer algumas formações, barista, na Escola Delta Cafés, mixologia moderna, na Bartending Project, working flair, controlo e gestão de bar, na Cocktail Team, Fórmula 5, no 5 lounge.
Assisti também a outras formações de algumas marcas e masterclass.


Neste momento estou a tirar o MBA Executivo em GESTÃO de BAR - na Autónoma Academy, uma parceria entre a COCKTAIL TEAM e a UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA.


Esta formação destina-se a profissionais dos sectores de bebidas de unidades hoteleiras, restauração e organização e exploração de eventos e tem como objetivo proporcionar uma ampla e sólida formação aos participantes, através do conhecimento sistémico da actividade e da sua gestão geral e operacional, como unidade autónoma de negócio.”

Daniel Luís como começou o gosto pela profissão?

Foi por causa do bar que decidi ir para a escola de hotelaria, mas comecei realmente a gostar da profissão depois dos primeiros estágios. Surgiu a vontade de querer fazer mais formações e aprender mais deste mundo.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho como Bartender?

Para além dos dois estágios que fiz , um no Hotel Tivoli, em Lagos e o outro no Hotel Porto Santo e Spa, em Porto Santo.


Trabalhei em seguida nos hotéis, Sweet Residence and Garden’s e no Sweet Atlantic, na Figueira da Foz.


Daniel Luís qual a tua opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

A nossa profissão, na minha opinião, é uma das profissões mais bonitas que existe. Nós somos muito mais do que pessoas, que trabalham com álcool, como muita gente diz. O bartender tem de ter diferentes aptidões, para estar num bar a servir bebidas, dar una boa experiência e a proporcionar um bom momento ao cliente.

O bartender tem de ser simpático, acolhedor, paciente, trabalhador, humilde, tem de saber ouvir e falar, e ao contrário do que muitos pensam, temos de ser estudiosos para poder evoluir e aprender sempre mais neste mundo tão vasto de conhecimento. Adoro ser bartender!


Qual a tua opinião sobre a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Tenho acompanhado alguns bartenders portugueses no estrangeiro e tenho gostado muito de ver alguns trabalhos bastante reconhecidos. Acho importante no sentido de estarem também a levar um pouco da nossa cultura e produtos para outros bares lá fora.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

A mixologia veio dar aos bartenders novos conceitos, novas técnicas e mais trabalho de pesquisa, que na minha opinião, também ajudou ao crescimento do bar em Portugal. Conseguindo fazer novos e diferentes cocktails para inserir nos diferentes tipos de bar.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Acho muito bonito e gosto de ver bom flair. Acho uma boa maneira de entreter o cliente, contudo o mais importante não deixa de ser o produto final! É uma área importante tal como todas as vertentes do bar. Cabe a nós profissionais saber e ter atenção em que tipo de bar trabalhamos e se podemos aplicar ou não o flair no nosso bar.


Daniel Luís como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Classificações?

Foi uma experiência espetacular e muito enriquecedora. Aprende-se muito com a partilha de conhecimentos e experiências com outros bartenders. Faz-nos pesquisar, criar novos cocktails, melhorar e desenvolver técnicas. E ainda toda a confraternização entre os bartenders.

Já participei no.


Concurso Mistura Beirão, que foi sem duvida muita optima experiência.
No Concurso Stolichaya Elit Vodka, no qual fiquei em segundo lugar na final norte.


e no Concurso Barman do Ano 2017.


Qual a opinião sobre a tua participação no Concurso Barman do Ano 2017?

Foi importante para mim tanto pessoalmente como profissionalmente. Cresci e aprendi muito com esta experiência, acho que todos deviam de participar em algum concurso pois só temos a crescer e a aprender com estes eventos. Acho que me deu a conhecer mais no mercado de trabalho, e mais importante ainda, toda a aprendizagem, partilha de conhecimento e contactos. Colegas bartenders que ficam amigos. Foi sem dúvida, uma experiência espetacular e para repetir!


Photo by Cátia Barbosa

Qual a tua opinião acerca da organização por parte das Edições do Gosto / Inter do Concurso Barman do Ano, 2017, Portugal?

Acho que as Edições do Gosto / Inter é formada por uma excelente equipa de profissionais, que realizaram um magnífico trabalho, para que tudo fosse feito, para atingir o sucesso do evento. O Concurso Barman do Ano, é um evento fundamental para a nossa comunidade de bartenders, temos todos a ganhar com esta competição. Acho que devem continuar a apostar no bar em Portugal, como têm feito nos últimos anos, pois temos muitos bons profissionais e também precisam de ser valorizados.


Photo by Cátia Barbosa

Daniel Luís qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail preferido é o Negroni.

Negroni by Daniel Luís

Ingredientes:

3 cl Tanqueray Ten

3 cll Campari

3 cl Vermute Tinto 1757

Método de preparação:

Fumar o copo com canela e aromatizar com laranja.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Gosto muito de fazer Nikka sour fumado.

Nikka Sour Fumado by Daniel Luís

Ingredientes:

5 cl Nikka from the barrel

2 cl Sumo toranja

1 cl Sumo lima

2 cl Xarope de açúcar

2,5 cl Clara de ovo

2 Dash de angostura bitter

Método de preparação:

Juntar todos os ingredientes num shaker e agitar bem.

Fumo: serradura, jasmim, roibos e essência de eucalipto.


Daniel Luís o Cocktails & Mistura Fina sabe da tua paixão e criatividade na elaboração de “cocktails” que marcam pela diferença. Gostava que compartilhasses 3 cocktails da tua autoria, com os seguidores deste blogue.


Muito obrigado pela oportunidade, em poder divulgar um pouco do meu percurso profissional, a minha criatividade e os meus “cocktails”, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina. Espero que gostem...


Alma Lusitana by Daniel Luís

Ingredientes:

3 cl Ron Barceló anejo

2 cl Bacardi cata blanca

2 cl Redução Vinho do Porto e romã

2 cl Sumo de lima

1,5 cl Porto Tawny

1 cl Porto Taylor's Chip Dry

0,5 cl Beirão D'honra

Método de preparação:

Juntar todos os ingredientes num shaker e agitar bem.
Coar duplamente para a taça de cocktail.
Decorar com um ramo de tomilho.




Photo by Mariana Mota Veiga

Primavera by Daniel Luís

Ingredientes:

5 cl Gin Tinto

3 cl Sumo laranja

2,5 cl Sumo lima

2,5 cl Xarope de açúcar

¼ Maçã verde

3 Sementes de cardamomo

Alecrim

3 Colheres de bar de frutos vermelhos

2 cl Clara de ovo

Água tónica Schweppes cardamomo e gengibre

Método de preparação:

No boston shaker, macerar o alecrim, o cardamomo, os frutos vermelhos e a maçã verde.
Juntar os restantes ingredientes e agitar bem.
Servir em copo long drink com gelo.
Finalizar com um pouco de tónica.
Decorar com um leque de maçã, alecrim e dois frutos vermelhos.




Photo by Mariana Mota Veiga

Czarina by Daniel Luís

Ingredientes:

5 cl Vodka stolichnaya elti

4 cl Sumo de tangerina

1 cl Sumo de lima

1 cl Xarope de maçã verde

1 cl Xarope de lichia

6 Folhas de hortelã

2,5cl Clara de ovo

Método de preparação:

Juntar todos os ingredientes no boston shaker e fazer dry shake.
Adicionar gelo e agitar bem.
Coar duplamente para a taça de cocktail.
Decorar com 1 rodela de tangerina desidratada e um topo de hortelã.




Photo by Mariana Mota Veiga

Qual a bebida preferida?

A minha bebida preferida é o rum.


Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Sigo o trabalho de vários Barmen internacionais, que me servem como referência, como por exemplo Pedro Paulo, Luca Cinalli, Wilson Pires.

Sem comentários: