sexta-feira, 9 de março de 2018

Hoje o eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Acácio Oliveira, Chefe de Sala , no Hotel Marina Atlântico, Bensaúde Hotels. Ponta Delgada, Açores.

O Cocktails & Mistura Fina continua assim a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão.


Na pluralidade, na informação e partilha, o Cocktails & Mistura Fina viaja mais uma vez, desta feita até, Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Mais um momento de divulgação sobre o que se faz no mundo do bar e restauração, neste caso por um Chefe de Sala, que se distingue pelas suas capacidades, pelo profissionalismo, pelos conhecimentos, muitos deles adquiridos com muito estudo, colocando os saberes ao serviço, de uma qualidade de serviços, que se pretende de excelência.


Além disso tem vindo a desenvolver um trabalho exemplar na formação dos futuros profissionais , assim como “Júri”, de um dos mais conceituados concursos das profissões, “Skills”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com…é Acácio Oliveira, Chefe de Sala , no Hotel Marina Atlântico, Bensaúde Hotels, Ponta Delgada, Açores.


Acácio Oliveira antes de mais, os meus sinceros agradecimentos, pela disponibilidade, para partilhares momentos da tua vida pessoal, profissional, com os amantes do mundo Bar e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Acácio Oliveira qual o actual local de trabalho?

O meu actual local de trabalho é no Hotel Marina Atlântico, Bensaúde Hotels

Desde Quando?

Desde 2011

Qual a função que desempenhas atualmente?

Desempenho a função de Chefe de Sala

Acácio Oliveira durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Ao longo da minha carreira tive a oportunidade de trabalhar em varias unidades hoteleiras e similares da restauração, desenvolvendo as minhas funções na área de restaurante / bar.


Como nas seguintes:

Hotel Canadiano – Empregado mesa Bar
Hotel Vila Nova – Empregado mesa Bar
Restaurante Barcarola – Chefe de Sala
Hotel Do Colégio – Chefe de Sala
Hotel Marina Atlântico – Chefe de Sala


Acácio Oliveira, qual a tua formação a nível de bar? Ou Outra em particular?

A formação que obtive a nível de bar foi durante o curso Mesa / Bar e depois fui atualizando com pequenas formações. Para além da formação em Mesa / Bar, realizei varias sobre enologia e formação de formadores.

Afim de implementar os meus conhecimentos e competências tirei a Licenciatura em Turismo, na Universidade dos Açores.


Acácio Oliveira como vês a actividade turística nos Açores?

Atividade turística nos últimos dois anos sofreu grandes alterações devido á liberalização do espaço aéreo, dinamizando vários espaços privados e públicos desde o aeroporto até a pequena loja na freguesia mais rural, a população flutuante aumentou em muito fazendo com que neste momento em alguns locais mais turísticos tenha de se limitar a entrada a um numero estipulado de pessoas, por varias razoes mas fundamentalmente para que se preserve a natureza dos Açores.


Podemos considerar que devido a Portugal estar cada vez mais em moda como destino todas as suas regiões beneficiam, estamos neste momento numa boa caminhada em relação a cimentar o destino que cada vez mais é procurado. Durante este ano vamos ter ligações diárias de New York, Ponta Delgada com a companhia área Delta Airlines por semana teremos mais mil pessoas flutuantes, estas pessoas vão movimentar em muito toda a região diretamente e indiretamente.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Sobretudo com muito agrado, pois existem vários a espalhar a magia das cores e sabores servidos em copos deslumbrantes.


Acácio Oliveira qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

É uma profissão que requer disponibilidade extra, pois teremos que além do trabalho diário existe a necessidade de fazer atualizações das novas versões de bebidas e tendências.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

A Mixoligia veio alargar a possibilidade de criar e apresentar Cocktails com um toque molecular.

Diz algo sobre o Flair Bartending?

Um estilo de serviço que ficará bem em determinados espaços, mas será um momento de grande descontração para os convivas deste bar.


Acácio Oliveira como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais?

A minha experiência em Concursos já tem alguma história desde 2002 em Braga, depois em Aveiro 2004, Finlândia, Japão e Londres. Numa vertente de Restaurante / Bar não em exclusivo Bar. Foi associado ao Skills Portugal onde são realizadas varias fases, regional, nacional e internacional, a experiência sempre foi muito boa pois a troca de ideias e culturas é fundamental para podermos ser melhores profissionais.


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

Daiquiri

Ingredientes:

4.5 cl Rum Havana Club 3 anos
1.5 cl xarope de açúcar aromatizado
2.5 cl sumo de lima

Método de preparação:

Colocar as bebidas no boston com gelo, agitar vigorosamente.
Servir em taça a cocktail.
Decorar com um twist de lima.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Gosto de preparar composições em que se use a técnica de stir.


Acácio Oliveira , gostava que apresentasses 3 "Cocktails" da tua autoria, afim de partilhar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?


Espero que os nossos leitores deliciem-se com os meus cocktails, têm por base bebida e produtos dos Açores.

Azores Caipi

Ingredientes:

2 cl Aguardente Regional Terra do Conde
2 cl Licor de Tangerina
1 cl xarope de Açúcar Aromatizado
1 Limão Galego

Modo de preparação:

Cortar o Limão Galego aos gomos sem veio central, depois em quartos.
Colocar no Boston, com ajuda do pilão esmagar e retirar o maior partido do citrino, Adicionar as bebidas, o xarope e por fim colocar gelo partido ou moído.
Servir num copo tipo coganc, preencher com gelo, passar no raspador um limão galego de forma a obter um granulado no topo do copo.


Citron Black Heart

Ingredientes:

4 cl Absolut Citron
2 cl Licor de Ananás
1 Anona

O fruto da anoneira, conhecida como fruta do Conde ou graviola ou soursop. Fruto delicioso originário dos Andes mas produzido em vários países como Espanha, América do Sul e até Portugal, mais concretamente nos Açores, Madeira e Algarve.

Modo de preparação:

Cortar o topo da anona, retirar a polpa do seu interior, colocar no Boston só a polpa q.b. Juntar as bebidas e cubos de gelo.
Agitar e verter para o interior da fruta Anona.

Servir numa taça de margarita com corante alimentar vermelho e a fruta no topo, adicionar duas palhinhas.


Rocha Negra Gin

Ingredientes:

4 cl de Gin Rocha Negra
1 Limão Galego
20 cl Agua Tónica Pimenta Rosa

O basalto é uma rocha vulcânica que enaltece o Gin Rocha Negra dos Açores, com a presença de nove botânicos, as notas citinas e a maresia são elementos predominantes.

Modo de preparação:

Gelar o copo com ajuda de uma colher de bar, retirar a água colocar bagas de cardomomo, adicionar o gin, agua tónica com a colher de bar por fim envolver a tónica com o gin.

Servir sobre uma tábua decorando com um raminho de alecrim e gomos de limão galego.


Acácio Oliveira qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida Rum envelhecido.

Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Torna-se difícil responder um nome, conheço vários e todos muito bons. Por esta razão não vou nomear nenhum em especial, mas vou bebendo informações e dicas de cada um para poder transformar e aplicar no mau dia a dia, desta forma a partilha é fundamental.


Acácio Oliveira qual a tua opinião sobre o momento do bar e dos cocktails nos Açores?

Neste momento estão a reinventar-se com alguns espaços em destaque e aproveitar que o consumidor já tem mais conhecimento sobre varias bebidas. De certo que iremos ter cada vez mais Bares de Cocktails nos Açores.


Outros assuntos de interesse?

Em primeiro lugar agradecer a oportunidade em poder dar esta entrevista divulgando assim o meu trabalho, em segundo lugar queria destacar o excelente trabalho que o amigo Francisco Guerreiro faz partilhando através do seu blog as imensas histórias de grandes profissionais um grande abraço.

Sem comentários: