quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Bar Bow Tie o novo projecto, de João Rodrigues, em Faro.

Hoje é enorme prazer poder contar novamente com a colaboração de João Rodrigues, empresário e Bartender, do Bar Bow Tie, em Faro.


O João, é sem duvida um profissional de bar reconhecido pelos seus pares, com provas dadas, ao longo da sua carreira tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional, nas mais diversas vertentes do mundo bar, implementando as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes, com elevados padrões de qualidade.


O Cocktails & Mistura fina continua a acompanhar o que acontece no mundo do bar, em Portugal e além fronteiras, certo de que esta partilha possibilita mais conhecimento, promove a troca de ideias, e, que os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas, com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham.


O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com o seu profissionalismo, fidelizar os clientes e provocar a sua satisfação.


Bar Bow Tie ...De um sonho à realidade...O sonho comanda a vida...


Um dos seus feitos do João, entre outros, foi sagrar-se vencedor do concurso Worldclass, Portugal, participar no mundial da competição, transformando a mesma, numa mais valia, para a implementação da sua carta de bar, em particular da lista dos Cocktails.


João Rodrigues o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade, em partilhares, momentos, do inicio da tua carreira empresarial, bem como, do teu profissionalismo, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


Como nasceu o teu novo projecto Bar Bow Tie?

Nunca escondi que um dos meus sonhos era ter o meu próprio bar. Depois de 9 anos no Columbus, decidi arriscar, achei que era a altura ideal, e abri o meu cocktail bar.


Onde fica situado?

O Bow Tie fica situado no coração da baixa de Faro, numa transversal à rua do Prior, mais conhecida como “rua do crime”.




Faz uma breve descrição do Bar Bow Tie?

O Bow Tie é um cocktail bar onde o cliente pode desfrutar de cocktails de assinatura, cocktails esses na sua maioria , criados para o concurso Worldclass. É um espaço com música ambiente onde o cliente tanto pode degustar o seu cocktail na mesa ou ao balcão enquanto conversa com o bartender, e fica a conhecer a história da bebida que pediu.


Descreve o tipo de serviço no Bar Bow Tie?

No BT tentamos dar o serviço mais personalizado possível. Num ambiente descontraído tentamos perceber os gostos e interesses do cliente de forma a podermos aconselhar um cocktail, que vá de encontro com o gosto e as expectativas do cliente. Caso o cliente não se identifique com nenhuma bebida da nossa lista, teremos o maior prazer em criar algo novo, para que a sua experiência se torne inesquecível.


O Cocktails & Mistura Fina sabe da tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue, 3 "Cocktails", da tua carta de bar, com breve historia, receita, método de preparação e decoração?


Quais as tuas propostas?


King of Spades

Este cocktail foi criado para um dos challenges na final worldclass 2016. O desafio era criar um cocktail com base de whiskey e servir em bandeja. Teria que me imaginar num castelo escocês no século XVIII e preparar uma bebida para o Rei.

Decidi então usar:

King of Spades by João Rodrigues

Ingredientes:
5 cl de Cardhu Gold Reserve,
3 cl Elephant Sloe Gin,
2 cl de licor de chocolate branco
5 Framboesas.

Todos os ingredientes são colocados no Shaker e agitados com gelo.
Com double straine são vertidos para uma pequena garrafa. Tanto a garrafa como um copo previamente gelado, são colocados numa caixa, aromatizada com fumo e selada.

O intuito desta apresentação seria explicar ao júri que o rei por ter medo de ser envenenado, apenas confiava no seu bartender.


Km 0

Como algarvio, decidi criar um cocktail para homenagear esta região que tanto amo.

Usei:

Km 0 by João Rodrigues

Ingredientes:

5 cl de medronho de Silves,
5 cl de leite de amêndoa,
2 cl de licor de amêndoa amarga,
2 colheres de compota de laranja algarvia 
Uma pitada de flor de sal.

Desta forma tentei representar a Costa e o Barrocal num cocktail 100% algarvio. Km 0, porque não me afasto um quilómetro que seja para poder criar esta bebida.


Love Letter

Este cocktail foi criado para a final mundial do worldclass em Miami. O challenge era criar um cocktail, com base no que eu achava que seria a próxima tendência. A tendência que escolhi foi a cocktail experience, ou seja, em vez do foco ser o cocktail, propus me criar uma experiência que perdura se para além daquele momento.

Comecei por juntar:

Love Letter by João Rodrigues

Ingredientes:

5 cl de rum Zacapa 23,
3 cl de uma redução de cerveja Maldita robust porter,
1,5 cl de xarope de carvão.

Agitado no shaker em servido em cachimbo de vidro e acompanhado com um postal de Faro, cidade que me adoptou.

A ideia é o cliente escrever o postal, nos entregar e mais tarde receber o postal em casa ou envie para alguém especial.


Este cocktail foi avaliado pelo ilustre Hidetsugu Ueno san, um guru no mundo do bar.


Como vês o momento do mundo do bar em Portugal?

O mundo do bar em Portugal a meu ver tem 2 vertentes, a nível do cliente e a nível do bartender.


Temos um cliente cada vez mais informado é curioso pela bebida que o bartender está a preparar lhe. O cliente está cada vez mais disposto a despender mais tempo e dinheiro por uma bebida desde que esta supere as suas expectativas.


Em relação aos bartenders, pode ser impressão minha  mas parece me que se ouve falar sempre nos mesmos. Há 4 ou 5 anos atrás houve um boom de novos bartenders e concursos, que agora se está a perder. Temos que aproveitar esta vontade de conhecimento por parte do cliente para mostrarmos a nossa arte.


Na tua opinião qual a tendência a nível de cocktails para 2018?

Cada vez mais nota se uma consciencialização ambiental por parte dos bartenders. A sustentabilidade será a palavra chave para a próxima tendência, a meu ver. À procura por produtos locais de forma a dar a conhecer a região. No meu caso gosto de “brincar” com esses sabores, dando a conhecer os nossos sabores aos estrangeiros, e a fazer relembrar sabores aos locais.


Qual o teu maior objetivo para 2018 em termos pessoais e profissionais?

Agora com a abertura do Bow Tie os objectivos pessoais e profissionais fundiram se praticamente. Deixei de ser bartender 8 horas por dia (sem contar com as horas de estudo em casa) para ser bartender 5 horas e empresário 24. É difícil desligar me dos problemas no início. Por isso, o meu grande objectivo para 2018 é que o Bow Tie seja um bar de sucesso.

Sem comentários: