terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Cristiano Losa, Head Bartender, no Lotus Bar & Bistrô, Lisboa, finalista do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN".

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, a partir de hoje vou divulgar opiniões e momentos da participação dos FINALISTAS de mais um evento relacionado com o mundo do bar, dos profissionais do sector e dos cocktails, o 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN".


Pelo quarto ano consecutivo recebi o honroso convite, em meu nome e da Associação Barmen Barlavento Arade, para colaborar com a realização de um certame e já um cartão-de-visita em terras alentejanas, o 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN" que realizou-se a 4 de Dezembro de 2016, no Hotel Melius, em Beja.


O evento cuja organização foi do Hotel Melius, liderado pelo grande profissional de bar, Jorge Aniceto, que nos últimos quatro anos tem vindo a impulsionar a realização desta iniciativa em terras do Alentejo, com assinalável sucesso.


Uma iniciativa de louvar, resultado de uma parceria entre o Gin Magellan representado pelo meu amigo Cesar Coutinho e o Bar Melius, em Beja, a qual tem vindo a permitir a participação de vários Barmen, a nível nacional, que desenvolveram as suas propostas dando largas à sua criatividade e técnica na elaboração dos seus “cocktails”.

Foram muitos os Barmen que enviaram as suas receitas para a organização do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", após uma verificação criteriosa e segundo o regulamento, foram seleccionados os 6 FINALISTAS, que tiveram a oportunidade de demonstrar a sua arte e técnica na preparação e decoração dos seus “Cocktails”, no Bar Melius, em Beja.


Cada finalista apresentou / elaborou, 1 Gin Tónico, 1 Cocktail de autor e prova surpresa, mediante uma caixa mistério com produtos seleccionados pela organização, sorteada, criou um novo cocktail tendo por base o Gin Megellan.

Foi sem dúvida mais uma jornada onde os participantes primaram pelo profissionalismo, fazendo jus às distintas marcas patrocinadoras, sem as quais não teria sido possível realizar o 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”, com assinalável êxito,

Os participantes evoluíram perante um distinto o júri formado por três elementos, Filipe Pombeiro, Presidente da NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo, César Coutinho, representante do Gin Megellan e João Rodrigues, Bartender do Columbus Bar, brilhante vencedor da 3ª edição do Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”.


O Cocktails & Mistura Fina, em conjunto com os FINALISTAS vai partilhar com os seguidores deste blogue, amantes do Bartending e dos cocktails, as propostas apresentas a concurso.


O nosso primeiro convidado é Cristiano Losa, Head Bartender, no Lotus Bar & Bistrô, Lisboa, finalista, do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN".


Cristiano Losa, muito obrigado pela colaboração e pela tua partilha. Como descreves a tua participação no 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN"?

Foi a minha primeira participação num concurso MAGELLAN e devo felicitá-los, pelo excelente trabalho, cuja evolução é notória ao longo destas quatro edições. Num país que ainda tem muito para fazer é absolutamente notório o crescimento da coquetelaria nos últimos quatro anos.

Como profissional de bar, na tua opinião, qual a importância da realização deste tipo de concursos?

Para um profissional de bar, estes concursos são importantes para apresentar o nosso trabalho e valorizar o que desenvolvemos diariamente atrás dos nossos bares.


Cristiano Losa fala-nos sobre a tua primeira prova?

Na primeira prova, deparamos com o nosso perfect serve para o Gin MAGELLAN, e como tal, fiz uma aposta na forma como o sirvo no meu bar e em casa, usando duas rodelas de maça verde, com um pouco de haba tonka ralada, e como o artista principal da prova era o gin, usei uma tónica Fever Tree Light, por ser a menos doce, para lhe dar mais realce...


Perfect Serve Magellan by Cristiano Losa

Ingredientes:

5cl de Gin Magellan

20cl de Agua Tónica Fever Tree Light
2 Rodelas maça verde
Haba tonka ralada

Método de preparação: Colocar 5 cls de Gin Magellan, de seguida 2 Dash de Grapefruit Bitters, 2 fatias de maça, gelo, água tónica e maça com haba tonka ralada em cima a flutuar.


Decoração: Fatias de maça fina e haba tonka.


Cristiano Losa descrevo-nos a tua segunda prova?

Na segunda prova, apresentei o meu cocktail de autor, Ow Ow in the Wood, que mais uma vez tenta ir de encontro à concepçao do Gin MAGELLAN e à envolvência histórica, com Fernão De Magalhães e a sua descoberta das ilhas das especiarias. De onde trouxe especiarias como o cravinho.


Conta-se ao longo dos tempos que era conhecido pela sua tripulação como um homem de enorme sapiência e sentido de liderança, onde o começaram a apelidar como "mocho", encaixando nesta temática, o cocktail foi servido num mocho de barro para fazer jus a sua reputação, inserido numa gaiola com uma diversa flora onde foram utilizadas flores da iris azul, as quais estão presentes na destilação do gin.

O cocktail foi baseado em toda esta história, assim sendo, incuti um pouco dessas especiarias no cocktail, como cravinho e canela, e dando-lhe um twist de sabores como o Sumo Toranja e Aperol, para que esta se fosse modificando ao longo do tempo.


Cocktail de autor, Ow Ow in the Wood by Cristiano Losa.

Ingredientes:

5cls de Gin Magellan

1,5cl de Aperol
2tsb de Pimento Dram
1,5 cl de Xarope de Açúcar Monin
4,5cls de Sumo natural de toranja
1,5cl de Clara de ovo
3 cls de Água Tónica Fever Tree Light


Método de preparação: Colocar todos os ingredientes no Shaker, excepo a tónica,  fazer dry shake, adicionar gelo, agitar vigorosamente de seguida utilizar a técnica  double strain. Top up com água tónica Fever Tree Light


Com a prova surpresa finalizaste a tua prestação no 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN". Fala-nos sobre esse momento?

Na prova da caixa surpresa, deparei-me com ingredientes como noz-moscada, pepino, lima, toranja bitter e monin spicy.

O que me veio de imediato a ideia, foi fazer uma variação do Moscow Mule, com um toque spicy, acompanhado de um perfume de aromas fortes.

Cocktail caixa surpresa…


Red Thumb by Cristiano Losa

Ingredientes:

5cls de Gin Magellan

2cls de Sumo de Lima
3cls de Xarope Monin Spicy
Top up Ginger Beer

Perfume: Água, Gin Magellan, pepino e noz moscada.


Método de preparação: Utilizar a técnica Shake.

Decoração: uma lâmina de caramelo.


Como viste a tua participação, bem como dos finalistas, do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”?

 A participação foi positiva, porque nos permite expor novos twist de sabores não tão usuais que proporcionam uma experiência diferente a quem os prova, permitindo que as pessoas saiam da sua zona de conforto e provem sabores que não fazem parte do seu quotidiano.

Nunca me preocupo em avaliar este ou outro concorrente em termos de concursos. Cada um tem o seu perfil concepcional e vale por si mesmo, sendo ou não finalista.

Todas as presenças são importantes e o principal é juntos elevarmos a nossa paixão pela profissão.


O Cocktails & Mistura Fina saúda a realização do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”, deseja o maior sucesso pessoal e profissional para o meu amigo Cristiano Losa e claro para todos os participantes!


Amigo Francisco Guerreiro muito obrigado pelas palavras e atenção ao longo de todos estes eventos e aguardo ansiosamente pela visita, para puder provar um pouco da nossa criatividade, acompanhado de uma boa francesinha eheh ;) enorme abraço e um até já!

Sem comentários: