terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Diogo Lopes, Bartender, no Bar 7imeio, em Olhão, vencedor do Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Schweppes 2015 - breve entrevista.

O Cocktails & Mistura Fina continua observar o que vai ocorrendo no mundo do bar, desta feita vai apresentar breves entrevistas com os FINALISTAS do Concurso Jovem Talento da Gastronomia - Barman Schweppes 2015, uma iniciativa da Inter Magazine e Edições do Gosto superiormente dirigida por Paulo Amado.


A 4ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia percorreu o país à procura de novos talentos e do futuro de Portugal, composto por 3 etapas regionais, que culminou com a final nacional, no passado mês de Novembro, tendo como palco a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.


O evento é considerado uma montra de talentos, um lugar de oportunidades que se posicionará como obrigatório a quem queira um futuro profissional mais promissor nas áreas da restauração. (in Jovem Talento da Gastronomia.)


Conforme o regulamento cada concorrente tinha que apresentar ao Júri duas composições de bar, uma clássica e outra de autor ou contemporânea.

Os Finalistas do concurso Jovem Talento da Gastronomia - Barman Schweppes 2015 foram: Ana Cardoso, Diogo Lopes, Filipe Sustelo, João Abrantes, Nídia Carvalho e Sara Silva.


Para avaliar os finalistas a organização convidou painel júris foi composto por:
Nelson Antunes (Corinthia Hotel), Paulo Gomes (Red Frog), Diego Cabrera (Embaixador Schweppes) e Francisco Guerreiro (Associação Barmen Barlavento Arade) para Júri na categoria Barman.


Os finalistas evoluíram perante o Júri com elevado grau de profissionalismo, técnica, denotando grande criatividade, inovação, na elaboração e decoração dos seus cocktails.

Motivado pela assinatura “O FUTURO DE PORTUGAL ÉS TU!“ (in Jovem Talento da Gastronomia.)


Diogo Lopes, Bartender, no Bar 7imeio, em Olhão, vencedor do Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Schweppes 2015, concedeu uma breve entrevista ao Cocktails & Mistura Fina!

Diogo Lopes apresenta-te…

O meu nome é Diogo Lopes, tenho 18 anos e terminei em Junho o meu curso de hotelaria mesa/bar, na escola profissional de Salvaterra de Magos.

Qual o teu Local de Trabalho?

Neste momento estou a trabalhar como Bartender, por terras Algarvias, no Bar 7imeio, em Olhão.


Diogo Lopes o que te motivou a participar no Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Schweppes?

Os motivos para participar no Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Schweppes foram muitos, pois sabia que era um concurso muito importante já que podia por à prova todas as minhas capacidades como aluno/profissional e como pessoa, assim como conhecer pessoas importantes nesta área, aprender e evoluir com todas elas. Desde os (jurados, concorrentes, acções de formação) já para não falar no prémio um Balance Course na Black Pepper and Basíl que já há muito queria tirar e já estava a pôr dinheiro de parte mais assim, ficou muito mais fácil.


Qual a tua opinião sobre a tua participação?

A minha opinião em relação a minha participação acho que foi muito positiva porque senti que evolui muito desde a 3ª e última Etapa Regional do Jovem Talento da Gastronomia 2015 que decorreu no Externato Senhora do Carmo, em Lousada, até à final nacional em Novembro, em Lisboa, parecia ser quase outra pessoa, muita culpa deste concurso que me abriu as portas do mercado trabalho, onde tive o privilégio de trabalhar com excelentes Bartenderes, que me ensinaram muito a quem eu devo muito e dedico que minha vitória.


Quantos “cocktails” tiveste que apresentar a concurso?

Para este o concurso apresentei dois “cocktails” um clássico e outro de autor.


Qual o cocktail clássico que apresentaste?

Como cocktail clássico foi um Cosmopolitan ao qual adicionei uma espuma de limão a fim de lhe dar um toque pessoal.

O porquê a tua escolha?

O Cosmopolitan foi um dos primeiros cocktails que me lembro de fazer quando comecei a estudar está arte e ficou me logo na memória, por ser um cocktail com muita história e fama por trás e como é óbvio gosto de beber.


Em que te baseaste para elaborar os Cocktails que apresentaste no Concurso Nacional Jovem Talento “Barman Schweppes” 2015?

O “Cosmopolitan” em específico dedico a todas as mulheres.

Faz uma breve apresentação do teu “Cosmopolitan”…

A pulseira no pé do copo simboliza o colar de pérolas que as senhoras costumam usar ao peito.

O amor-perfeito a flor que colocam no canto da orelha.


Ainda coloquei um perfume de laranjas para perfumar o cocktail e copo.

Um espelho porque toda a mulher antes de sair tem de olhar para si, sentir-se bem, confiante e bela.

E como não é uma mulher qualquer este Cosmopolitan vai para a passadeira vermelha e não existe passadeira vermelha sem um papperazi:


Cosmopolitan by Diogo Lopes

Ingredientes:

40 ml Vodka
40ml Sumo de arando
25 ml Sumo de limão
20 ml Cointreau
10 ml Xarope de açúcar
Espuma de limão


Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no Shaker e agitar com gelo.

Empratar numa taça Martini fazendo um double strainer e colocar a espuma de limão por cima.


E o segundo cocktail o de autor?

O meu segundo cocktail de autor de seu nome NOVA NITRILA. Chamei lhe NOVA NITRILA por representar toda a minha evolução como Bartender ao longo deste concurso.


No meu cocktail de autor NOVA NITRILA fiz questão de usar o máximo de produtos portugueses.


NOVA NITRILA by Diogo Lopes

Ingredientes:

30 ml de Ginja infusionada com amêndoas amargas
40 ml de Adega Velha
40 ml Laranja algarvia com ácido citrino
25 ml Xarope septicidrico
2 dash  Angustura bitter
40 ml Água  Tónica da Schweppes  Hibiscos
20 ml clara de ovo.


Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes excepto a água Tónica e agitar com gelo, de seguida retirar o gelo dar uma Dry Shake para partir a proteína da clara de ovo.


Empratar num mini shaker japonês colocar a água Tónica Schweppes de Hibiscos.

Este cocktail é acompanhado com um pairing e vou servir a água Tónica Schweppes de três formas diferentes:

1 Normal estado líquido

2 Numa espuma de ar

3 Numa gelatina de água Tónica onde estava uma cereja de Ginja.


Este concurso mudou a vida…salientou Diogo Lopes!


O Cocktails & Mistura Fina deseja as maiores felicidades e sucesso a Diogo Lopes e aos participantes no Jovem Talento da Gastronomia 2015, bem como, dá os parabéns à organização do evento Inter Magazine e Edições do Gosto e salienta a importância para os jovens de iniciativas como esta que possibilitam a valorização pessoal e profissional dos mesmos.


Em breve mais uma entrevista de um dos finalistas do Concurso Jovem Talento da Gastronomia – Barman Schweppes 2015.



Sem comentários: