sábado, 14 de fevereiro de 2015

O BARTENDER WILSON PIRES VENCEU A FINAL NACIONAL DO CONCURSO DE COQUETELARIA “DIPLOMÁTICO WORLD TOURNAMENT”

COM ESTA VITÓRIA ASSEGUROU A SUA PRESENÇA E SERÁ O REPRESENTANTE PORTUGUÊS NA GRANDE FINAL NA VENEZUELA.


Olá amigos de volta com o Diplomático World Tournament, Final Nacional, Portugal, 2015, desta feita reforçando a grandiosidade do evento, bem como, com uma breve referência ao Ron Diplomático.

Confesso que estou muito feliz pelo facto de verificar o excelente trabalho que os Bartenders portugueses estão a apresentar, criatividade, inovação, novas técnicas e muita qualidade.

Pois é caros amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, nove Bartenders competiram para garantir a passagem à grande final, que terá lugar em Abril de 2015, em Barquisimeto, na Venezuela.


O Diplomático World Tournament realizou-se pela primeira vez em Portugal, numa homenagem que o Ron Diplomático decidiu fazer à Sociedade de Bartenders no nosso país e em cerca de 14 países de todo o mundo, num evento único no universo do rum.

Ron Diplomático, é o Rum número Um da gama Premium da Venezuela, reuniu em Lisboa, no dia 9 de Fevereiro de 2015, no Mini Bar by José Avillez, oito bartenders nacionais, de modo a testarem as suas habilidades na final nacional do concurso de coquetelaria Diplomático World Tournament.

Nesta edição do Diplomático World Tournament, realizada no cenário gastronómico do Mini Bar, de José Avilez, os participantes apresentaram aos jurados os seus cocktails de autor, a sua visão e inspiração com o rum como elemento principal, num Cocktail que tanto poderia ser longo ou curto.


O Bartender algarvio Wilson Pires revelou-se o grande vencedor superando os outros oito concorrentes.

Wilson Pires, Bartender, no Hotel Conrad Algarve, ganhou assim um passe para competir na grande final, com todas as despesas pagas pelo Ron Diplomático e que se irá realizar entre os dias 11 a 19 do próximo mês de Abril, em Barquisimeto, Venezuela. Uma experiência única, onde irá competir com os melhores Bartenders do mundo, numa tentativa de chegar ao pódio e ao prémio avaliado em 10.000 dólares.


Os meus sinceros agradecimentos a todos quantos contribuíram para a realização deste post. Obrigado mais uma vez pela partilha com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina.


Aqui fica os cocktails de autor apresentados a concurso no Diplomático World Tournament, Portugal, 2015.

1ºClass - Wilson Pires, Bartender in Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve.


A grandeza do Bartender Wilson Pires, espelha-se nos seus comentários após ter sido o brilhante vencedor da edição do Diplomático World Tournament, Portugal, 2015.

Esta foi com a chama da paixão por esta arte.

Obrigado pelo apoio incondicional de quem me vê crescer todos os dias!

Obrigado a todos pelo carinho demonstrado no dia de ontem. Mais uma tarde onde se pode ver que Portugal não fica atrás de ninguém. No mundo do Bar já não existe esse complexo de inferioridade. Estamos a crescer a olhos vistos, porque andamos todos de mãos dadas!




Parabéns a organização Cláudio Cruz e Nuno Côdea e a todos os amigos que estiveram lá em mais um momento mágico da minha vida.



Wilson Pires cativou o Júri com a apresentação do cocktail de autor:

'El Caballero' por Wilson Pires


Ingredientes:

40ml Diplomático Reserva
20ml Diplomático Reserva Exclusiva
20ml 'El Caballero' Syrup - Beterraba, tabaco e toffe
3 Gotas de Bitter de Baunilha
3 Gotas de Bitter de Chocolate

Método de preparação: Os ingredientes são aquecidos numa panela, onde se vão juntar os aromas e sabores …


Inspiração:

Este cocktail foi criado para Gentlemans, como o próprio nome indica, junta em si as duas paixões do Homem que lhe são mais fieis: O Seu Rum e o Seu Charuto.

É uma bebida que é servida quente e que é para ser apreciada com tempo pois o seu sabor vai-se alterando devido às mudanças de temperatura.


Tal como acontece com um Charuto, a riqueza e complexidade dos dois Runs permite que o sabor do cocktail seja muito dinâmico e se altere a cada gole dado.

Agora só têm que me vir visitar ao Gusto no Conrad Algarve e experimentarem!


2º Class – Tomás Coutinho, Bartender do Cinco Lounge, Lisboa.


Tomás Coutinho apresentou o seguinte cocktail de autor Dip in the Pink:


Breve história,

O cocktail Dip in the Pink em si não foi inspirado numa história, mas nas características do Diplomático Reserva Exclusiva, foi um trabalho de equipa entre o Dave, o Zé e eu. Que numa tarde livre sentámo-nos todos e fizemos a receita. Em relação ao nome, por falta de melhor, Dip in the pink porque é um flask cor-de-rosa e é o Diplomático. (Que se lê entre as linhas "deep in the pink") e é isso, a minha apresentação baseou-se muito na bebida e no porquê dos ingredientes, quantidades, métodos... Levei a competição com a mesma atitude com que levo meu trabalho, para fazer o melhor que consigo e o mais profissional possível, espero que gostem.


Dip in the Pink por Tomás Coutinho

Ingredientes:

50 ml do Reserva Exclusiva
20 ml de Grand Marnier Cordon Rouge
10 ml de Cynar Amaro
5 ml de Mozart Dark Chocolate Liqueur.


Método de preparação:

Mexida no boston glass e diluída, servida no flask cor-de-rosa, para ser bebida no copo de balão, com uma bola de gelo de café (1/6 café, 5/6 agua) com os óleos de uma casca de limão sobre o copo, acompanhada de um chocolate de laranja caseiro (charuto).


3ª class – Honório Oliveira, Bar Manager do Sofitel Lisbon Liberdade

Honório Oliveira apresentou o seguinte cocktail de autor,’’El Refresco Diplomático''.

Breve história, ''El Refresco Diplomático'':

Há uns anos atrás tinha um cliente que estava destacado no Consulado Honorário do estado de Larana Venezuela.

Ele chegava ao meu bar e dizia sempre a mesma coisa, o clima tropical custava muito a suportar e precisava lá de um bartender como eu para lhe preparar uns cocktails para conseguir enfrentar o calor e humidade.


Numa das visitas eu disse-lhe:

''Vou criar um cocktail para você provar e quando estiver de volta à Venezuela, sempre que tiver calor bebe um''.

Assim foi, comecei a pensar na bebida e decidi usar um espetacular rum Venezuelano, escolhi o Diplomático Añejo, um rum que resulta da mescla de runs de até 4 anos, com um bouquet doce e notas de frutos secos e madeira. Depois vi que tinha que dar frescura à bebida e utilizar produtos que ele pudesse encontrar facilmente na Venezuela, lembrei-me logo da goiaba com o seu sabor único e exótico, juntei um pouco de Benedictine para dar mais caracter e um pouco de açúcar para equilibrar. Para dar um toque único e mais profundidade criei um bitter exclusivo para esta bebida utilizando como base um rum mais novo e áspero e fiz uma infusão de zestes de clementina e cardamomo.

Dei o cocktail a provar e disse-lhe:

''Aqui tem o cocktail. Eu sei que está bom mas, se na Venezuela não encontrar um bartender à altura para o preparar tem aqui algo para ajudar a suportar o calor''.
No Final ele perguntou-me qual o nome do cocktail e eu disse para ser ele a escolher o nome.
Depois de beber 3 cocktails ele disse com ar de aprovação:

– O cocktail vai chamar-se ''El Refresco Diplomático''.

O cliente voltou para a Venezuela e só passado uns anos tive notícias dele, enviou-me um postal onde escreveu:


– ''Caro Honório,

O cocktail é um sucesso, bebendo uns quantos por dia consigo suportar este clima tropical.
Assim resolvi permanecer definitivamente na Venezuela.

Mais uma vez obrigado por tudo.


Cocktail ’’El Refresco Diplomático'' por Honório Oliveira

Ingredientes:

50 ml Diplomático Añejo
10 ml Licor Benedictine
30 ml Polpa de Goiaba
10 ml Xarope de açúcar
2 Dash Bitter Caseiro de Tangerina e Cardamomo


Colocar todos os ingredientes no Shaker com gelo e agitar.

Servir em taça de cocktail.

Decorar com fatia de Goiaba vermelha madura.


Participaram ainda na Final Nacional do Concurso Rum Diplomático 2015:

Daniel Carvalho – Bartender, Classe Bar, do GIM'C Cocktail, Escola de Bar.


Daniel Carvalho apresentou ao Júri o cocktail de autor, Salto Ángel:

Breve história: 

Sou um apaixonado pela natureza, e quando procurei uma fonte de inspiração, encontrei uma fantástica e enorme queda de água na Venezuela, que é chamado de Salto Ángel. O Salto Ángel é a maior queda de água do mundo, com 979 metros de altura, gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepui, no Estado de Bolívar, sudeste da Venezuela, e isto realmente recebeu toda a minha atenção, particularmente pelas nuvens que pairam no topo da queda de água...lindo. Esta foi a minha fonte de inspiração para a criação deste cocktail.


Salto Ángel por Daniel Carvalho

Ingredientes:

50 ml Diplomático Reserva (8 anos) Rum
20 ml Frangelico (Licor Italiano de Avelã)
15 ml Redução de Xarope de Romã Caseiro
2 Dashes Angostura  Bitter de Laranja
Aproximado 150 ml, Espuma limão / Baunilha

Decoração / acompanhamento:

Sementes de Romã, Avelãs e Espuma de limão/Baunilha

Método de preparação:

Em um copo misturador cheio de gelo, adicionar todos os ingredientes excepto a espuma. Misturar muito bem para redução alcoólica e coar para um copo Martini. Completar com a espuma no topo queimando no final junto com aroma de baunilha. Finalizar com raspa de avelã no topo da espuma.


Para a Redução de Xarope de Romã:                                                                                                                       
Sementes de 1 romã
150 ml de Água
100 gr de Açúcar
2 Colheres de bar de raspas de limão
20 ml Sumo fresco de limão

Em um recipiente, esmagar sementes de 1 romã. Colocar este puré de sementes de romã juntamente com o seu sumo e água em uma panela de tamanho médio e levar a ferver. Cozinhar por 10 a 15 minutos e coar a mistura para obter o sumo de romã, puro. Agora em uma outra panela de tamanho médio, juntar o sumo de romã, açúcar, sumo de limão e as raspas de limão, deixar ferver até que a mistura tenha reduzido a metade e tenha uma calda como consistência. Coar novamente a calda para um frasco de vidro. 


Para a Espuma de Limão/Baunilha:

1 Clara de um ovo, 50 ml de sumo limão fresco, 50 ml de xarope de baunilha caseiro (Repouso de 500 ml água fervida com 2 vagens de baunilha durante 48h, após o repouso adicionar 1000 gr de açúcar - Relação 1:2), 90 ml de água. Mexer bem e colocar todo o conteúdo num sifão de espuma com uma carga de N2O. Refrigerar cerca de 1 hora.  


Carole Coelho – Bartender, do GIM'C Cocktail, Escola de Bar


Carole Coelho apresentou o cocktail de autor ‘Moreno’

História:

O conceito deste cocktail surgiu com uma história de um amor de verão.

A minha avó costumava fazer muitas vezes maça caramelizada com canela de sobremesa para os nossos almoços de família, daí que me pareceu uma boa ideia juntar estes dois ingredientes na concepção deste cocktail; e sendo que o Moreno desconhecido (paixão de verão) tinha cor de canela, utilizei um xarope de canela caseiro. Sendo a maça o fruto que simboliza o pecado original, decidi utilizar também a maça neste cocktail.


O Rum Diplomático é um rum envelhecido, logo iria ‘casar’ bem com estes ingredientes. Para o toque final nada melhor que uma cidra de maça, para equilibrar todos os sabores e aromas deste cocktail.

Para finalizar, serve-se o cocktail num tronco de carvalho, pois o Rum Diplomático é envelhecido em barris deste nobre material.


Nome do cocktail: "Moreno" por Carole Coelho 
      
Ingredientes / Quantidades:

60 ml Diplomático Rum Reserva           
1/2 Maça Verde Granny Smith    
20 ml Sumo Fresco de Lima       
20 ml Xarope de canela caseiro 
10 ml Somersby (Apple Cider)   
 
Copo: Old Fashioned   

               
Método: Muddle, Shake & Double-strain

Macerar a maça antes de adicionar os restantes elementos.
         
Top com Somersby depois de shake e double-Strain     
    

Decoração: Gelo, Maça Caramelizada com Açúcar Mascavado e Pau Canela.


Bruno Gomes - Chefe de Bar, no Arena Lounge, Casino Lisboa.


Bruno Gomes apresentou o seguinte cocktail de autor Lucy's:

Breve história,

Este cocktail é dedicado a todas as mulheres, que supostamente não gostam de rum ou de bebidas e cocktails muito fortes.

Aproveitei o facto do Diplomático Reserva Exclusiva ser um Rum um pouco adocicado, com notas bastantes evidentes a baunilha e chocolate, para criar um cocktail doce e agradável de beber, como se uma sobremesa bebível se tratasse. Então cheguei a mistura de todos os ingredientes que conferem a expectativa!



Lucy's por Bruno Gomes

Ingredientes:

5cl Rum Diplomático Reserva Exclusiva
2cl Sumo de limão
2cl xarope de açúcar de baunilha
1cl Galliano
10cl Polpa de maracujá s/grainha
1colher Sobremesa queijo Philadelphia


Método de preparação:

Bater fortemente todos os ingredientes no shaker, e verter duplamente coado para uma taça a cocktail com bordadura de bolacha digestiva ralada.


Decorar com vagem de baunilha.


Flávio Prospero - Mixologist & Consultant, no MARE Restaurante & Gin bar, Praia da Vagueira.


Flavio Prospero apresentou a concurso o cocktail “Columbus 1493”


Breve Historia:

O cocktail relembra a segunda viagem de colombo e sua tentativa de introduzir a cana de açúcar no novo mundo, a nossa ligação e tradição de emigração da zona de Aveiro para a Venezuela e os símbolos nacionais.


Columbus 1493

Ingredientes:

50ml diplomático reserva
20ml porto Tawny
30ml Sumo limão
15ml Xarope caseiro gengibre e tomilho
Dash bitters cardamomo
Top ginger beer


Servido em peça de autor intitulada "A Grande família Portuguesa" uma peça de cerâmica em formato de paralelo de rua toda trabalhada com os símbolos nacionais.


Decorado com hortelã, louro e pau de canela, acompanhado com um doce de ovos tradicional.

Hugo Fonseca – Bartender, no Mini Bar, Lisboa.


Hugo Fonseca apresentou o seguinte cocktail de autor:

Tema: 
Viagem de Cristóvão Colombo à Índia.

A viagem começa nas Canárias, de onde Cristóvão Colombo, transporta o melaço de cana e vai até a Índia onde descobre o cravinho, gengibre. Viagem do passado. Viagem até ao presente é ainda na Ásia descobre para o meu Cocktail o yuzu, kumquat, lima kaffir… assim nasce o meu cocktail Cristóvão Colombo.


Cristóvão Colombo por Hugo Fonseca

Ingredientes:

60ml Rum Diplomático Reserva Exclusiva
40ml Sumo de yuzu
20ml Calda (melaço de figo, cravinho, gengibre e avelã tostada)
25ml Clara ovo


Muddle kumquat

Decoração: No copo raspa de kaffir

Apresentação: tronco

Decoração no tronco: Esférico sólido de introdução, intensificadores de sabor apresentados em hóstias colocados em meia cama de açúcar e esférico para finalizar.


Esférico sólido: rum, melaço de figo, gengibre, cravinho.

Esférico líquido: pingo de figo de mel, avelã tostada e água (final) lavar palato.

A ideia foi 1º o esférico sólido como "cápsula de viagem ao passado",

2º Tomar o Cocktail com intensificadores de sabores

3º Limpar o palato com o sólido líquido-


Pedro Arantes, Supervisor de Bares, Bar do Real - Hotel Real Marina *****, em Olhão.


Pedro Arantes apresentou o seguinte cocktail de autor:

Cocktail Xmas Present, Rum escolhido: Diplomático Reserva Especial. O tema escolhido o Natal. É um Cocktail natalício e com sabores quentes e festivos!

Xmas Present por Pedro Arantes

Ingredientes:

40ml Rum Diplomático Grande Reserva,
25ml Cherry Heering,
20ml Xarope Mandarine homemade (Cardomomo; Aniz; Canela; Baunilha)
35ml sumo de lima,
30ml Ananás
20ml Clara de ovo

Método de preparação: Shaker

Decoração: vagem de Baunilha e zest de mandarine com óleos essenciais.


De salientar que o júri desta final em Portugal foi composto por especialistas do sector como:

Alberto Pires: organizador do Lisbon Bar Show,



Luis Domingos: do Black Pepper & Basil, prestigiado consultor de bar e coquetelaria,


José Rafael Ballesteros: representante do Ron Diplomático


e Joseph Caro da Global Premium Brands.


Importa referir que na última década o Diplomático converteu-se num importante produto para os bartenders, sendo solicitado nos bares mais importantes do mundo de forma a fazer parte da sua seleção de bebidas destiladas.


Em 2013 o Primeiro Rum Premium da Venezuela decidiu homenagear a Sociedade de Bartenders do mundo, organizando a primeira edição do Diplomático World Tournament.


Este evento foi inovador, ao ser o primeiro Rum Venezuelano a realizar este tipo de atividades. Os resultados foram fascinantes. Cerca de 300 de bartenders participaram nas rondas de qualificação, que se realizaram em 14 países. Todos tinham o mesmo objectivo: representar o seu país na Final Mundial na Venezuela. Conhecimento da marca, preferência pelo Diplomático, desenvolvimento de uma rede de trabalho e uma forte proximidade entre os importadores e a indústria de Bar foram também outros dos atrativos deste magnífico evento nas edições anteriores.



Sobre Ron Diplomático,


O Ron Diplomático é elaborado combinando a tradição, manufatura e tecnologia. É obtido através das melhores variedades e colheitas da cana do açúcar venezuelana. Na sua elaboração, é utilizada água de nascente pura (extraída e usada directamente do sub-solo). Aplicam-se diferentes tipos de destilação artesanal e automatizada. Após a sua maturação e envelhecimento, obtemos como resultado uma variedade de runs premium de extraordinária qualidade.

Sem comentários: