sábado, 10 de maio de 2008

Algarve Chefs Forum, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Faro.


Algarve Chefs Fórum


O Algarve Chefs Fórum, realizou-se no dia 28 de Abril de 2008, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.


“Algarve Chefs Fórum” saldou-se na maior reunião dos profissionais de Cozinha e Pastelaria do Algarve, onde cerca de 150 Chefs, apresentaram várias confecções gastronómicas e pormenores da Cozinha Portuguesa e debateram questões específicas, relacionadas com a profissão.
De realçar, que apesar da necessidade do pagamento de entrada, as inscrições encerraram duas semanas antes do evento, o reflecte a importância da iniciativa, bem como a procura por parte dos profissionais do sector, de momentos que lhes permitam a sua valorização pessoal e profissional. A lotação esgotada prendeu-se também pelo facto de os participantes terem a oportunidade de ver oito cozinheiros profissionais consagrados no mundo da gastronomia a confeccionar receitas ao vivo.


A iniciativa foi organizada pelas Edições do Gosto e pela Revista INTER Magazine, contou ainda com o patrocínio institucional do Turismo de Portugal e da ACPA, entre outros patrocinadores e colaboradores, Jornal Região Sul (media partner) e do Directório Empresarial do Algarve – Sulempresas.com.


A Edições do Gosto, entidade organizadora, que celebra este ano 19 anos de existência e é responsável pelo lançamento do "Cozinheiro do Ano" em Portugal e pelo "Congresso Nacional de Profissionais de Cozinha", ao levar a efeito, "Algarve Chefs Fórum", teve como maior objectivo, associar os produtos algarvios a novas técnicas que resultam da evolução da ciência e fomentar novas receitas e novas texturas, associando a isso a união de relacionamento entre cozinheiros portugueses e estrangeiros, bem como fomentar novas receitas elaboradas por locais e estrangeiros".


De salientar a presença no "Algarve chefs Fórum" do já consagrado Chefe Português, Henrique Sá Pessoa, elemento que tem vindo fazer um excelente trabalho na ponte entre os cozinheiros nacionais e os internacionais.


O momento alto do programa deu-se quando ao vivo, em fogões montados no auditório, sob o olhar atento dos presentes, oito chefes de cozinha, realizaram as demonstrações práticas e técnicas de preparação das suas receitas, não só pelo elevado grau de profissionalismo, mas por constarem nomes estrangeiros como os estrelados Michelin:
Dieter Koschina (Restaurante Vila Joya),
Jens Rittmeyer (Restaurante São Gabriel)
Siegfried Danler-Heinemann (Restaurante Amadeus) e
Jaime Perez (Monte Rei Golf & Country Club).
Mas também os portugueses, com provas dadas e sem deixar os seus créditos por mãos alheias:


José Pinheiro (Restaurante Eira do Mel)
José Cordeiro (Consultor Gastronómico)


Henrique Sá Pessoa (Restaurante Panorama - Sheraton Lisboa)

Diogo Pereira (do restaurante La Reserve),

e
António Marques (Restaurante Bica do Sapato)


Os mesmos conseguiram prender a atenção dos presentes com as suas receitas, formas de combinar as iguarias com os mais variados produtos, dando sempre o seu toque especial e deixando a sua marca de criatividade.


Durante o encontro os cozinheiros abordaram as várias disciplinas, nomeadamente novas técnicas de pastelaria com produtos do Algarve e a valorização dos produtos do mar. Sendo que foram confeccionadas em particular duas receitas bastante regionais o Pudim de laranja do Algarve com queijo de figo, no que diz respeito aos produtos do mar, José Pinheiro, presenteou os presentes com feitura de uma receita de filetes de sardinha em leve cozedura de favinhas novas salteadas em azeite de chouriço e puré de batata-doce de Aljezur, com funcho.


O que se disse:

Paulo Amado, director da Edições do Gosto, empresa que organiza o fórum, disse à Lusa, "Fazia, falta no Algarve um evento para repensar a oferta da cozinha. Uma partilha e comunhão de ideias e técnicas, mas também com a participação de chefes estrangeiros".


Segundo Paulo Amado, “o Algarve, no que diz respeito à oferta turística, tem um papel singular no nosso país e não se pode esquecer a cultura local, mas em simultâneo a cultura dos novos residentes.”


O almoço buffet, foi preparado pelos chefs da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve onde foram "privilegiados os produtos algarvios”. “Os alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve que se têm distinguido pelo seu empenho e trabalho vão ter oportunidade de assistir às demonstrações dos cozinheiros consagrados”, contou à Lusa Manuel Faustino, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Desde de cedo comecei a participar em acções de formação e concursos de cocktails, promovidos pela Associação Barmen de Portugal, nos quais encontrei a forma de me valorizar, a nível pessoal, profissional e cultural.

A troca de experiências, conhecimentos e saberes com outros Barmen de outras regiões e de outros países, permitiram adquirir um vasto conhecimento acerca do mundo das bebidas simples e compostas que me permitem um melhor desempenho na minha actividade diária, na hotelaria ou na formação profissional.
Assim julgo de extrema importância a realização de eventos desta natureza, pois os mesmos são um valor acrescentado para os profissionais do sector, para a promoção de produtos, de marcas e da região a qual tem todas as características para ser cada vez mais, um destino turístico de excelência. Sendo que todas as acções que visem a troca de saberes na arte de servir com qualidade são de louvar, em especial quando respeitam os uses e costumes dos povos.
De parabéns estão todos os participantes no "Algarve Chefs Fórum", a entidade organizadora “ Edições do Gosto” e todos os patrocinadores que tornaram possível este evento.

Sem comentários: